logo mafua 2019

OFICINAS

Será cobrada uma taxa de R$10 para a garantia da vaga, os horários para pagamento estão disponíveis na página da MAFUÁ e do CACO – Centro Acadêmico de Comunicação e Multimeios no Facebook.
A confirmação da vaga será mediante ao pagamento da taxa.

MONTAGEM

A montagem cinematográfica é uma das partes constitutivas da construção de sua narrativa. Por muitos pode passar despercebida, no entanto ela sempre estará presente. E é por isso que se torna imprescindível, para qualquer cineasta, entender os princípios da montagem, para que esta possa se tornar uma ferramenta que nos possibilite construir as mais variadas narrativas. 

Para entendermos as bases da montagem, iremos para o início do século XX, de encontro aos pioneiros nos estudos cinematográficos, presentes na vanguarda do cinema soviético, protagonizada pelas ideias de Dzigs Vertov, Eisenstein e Kuleshov.

Para aplicarmos a teoria da montagem, realizaremos a prática do efeito Kuleshov, em conjunto com a apresentação de funções básicas no programa Adobe Premiere.

 

OFICINEIROS

– Iasmin Garcia Calixto e Tiago Bianchini Guaitoli.

DIREÇÃO DE ATORES

Atividade teórico-prática visando experimentar as relações entre corpo, voz e interpretação em processo de filmagem;

Por meio da técnica de interpretação realista, exploraremos exercícios de Stanislavski objetivando uma melhor desenvoltura entre os atores e a câmera. Além disso,  investigaremos também as possibilidades de interpretação e improvisação dos atores com o roteiro, bem como a construção de planos e montagens das cenas.

 

OFICINEIROS

– André Luís Rosa e Gabriela Pereira Fregoneis

 

CRIAÇÃO DE PERSONAGEM

Para uma história acontecer é preciso alguém para vivê-la, e para que ela seja interessante, alguém para saber contá-la. Assim, a essência de personagens e a condução da narrativa são elementos que dialogam intrinsecamente durante a escrita de roteiros. A oficina será dedicada a compreensão de aspectos relacionados ao estudo de personagens para projetos audiovisuais ficcionais, contemplando suas estruturas e desenvolvimento por meio de análises e práticas que explorem as potencialidades de criação.

OFICINEIRO
– Prof Tiago Lenartovicz

CRIAÇÃO DE CARTAZES

Análise de cartazes prontos para entender como funciona a dinâmica da criação do cartaz;

Estudo de colagens, trazendo referências de artistas;

Experimentação com colagem, podendo combinar outras técnicas, como o desenho e a pintura;

Levantamento de informações e análise do filme/roteiro para criar os cartazes;

Criação de cartazes a partir de colagem manual.

OFICINEIRA
– Ana Julia Preza de Campos